Maior Limpeza Subaquática do Mundo

 

Em 2019 começamos a pensar em quebrar este recorde como forma de levar o assunto ao conhecimento de todos. O Covid colocou esse sonho em espera por muito tempo. Mas não desistimos e continuámos a trabalhar.

 

No dia 24 de setembro de 2022, Sesimbra tornou-se um lugar muito especial para os nossos corações. Vimos os dias passarem ao longo de mais de dois anos, e quase desistimos desta ideia maluca. Afinal, somos uma ONG muito recente, com grandes sonhos a realizar.

 

A Oceanum Liberandum acabava de iniciar a sua atividade quando começámos a pedir ajuda para tornar tudo isto mais do que um sonho, mas uma realidade quando difundimos a palavra de um mundo abaixo d'água mais limpo, seguro e colorido. Mas como isso acontece quando temos tão pouco para mostrar de nós? Tudo o que tínhamos do nosso lado era falar com o coração e mostrar um pedacinho do grande tesouro que é a vida debaixo d'água.

Querendo acreditar neste projeto, mas tendo dúvidas, foi um conflito de cabeça e coração para a cidade de Sesimbra. Quando seguimos nossos corações, chegamos onde precisamos estar, apesar de toda a luta pelo meio. Superámos esse dia porque o Sesimbra manteve as suas esperanças e acreditou em nós, ajudando em toda a realização deste projeto.

 

Precisávamos de pessoas que compartilhassem a mesma paixão que nós pelos oceanos, pela natureza e por toda a mãe terra. Com isso em mente, contactamos a EDP que já tem a sua quota de energia verde e eventos em torno do tema da proteção deste planeta. Por isso, não podemos deixar de agradecer à EDP por ser o nosso principal patrocinador.

Nossa ideia era simples no papel, a caneta deslizava mais rápido do que meu cérebro conseguia processar o fato de todas as tarefas escondidas naquelas linhas. Reunir cerca de 597 mergulhadores em 12h em Sesimbra, fácil, não é? Não acho que exista um oposto forte o suficiente para combater essa palavra “fácil”.

 

Escusado será dizer que todo este trabalho seria como tentar descer para um mergulho sem cinto de lastro, se os centros de mergulho, especialmente os localizados em Sesimbra, não estivessem lá para nós. Não lamento dizer que vou citar cada um deles, porque cada um deles merece toda a minha atenção e apreço. À Haliotis, Cipreia, Nautilus-Sub, MegaDive, Anthia Dive Center, Arrábida Experiences, Odisseia Azul, Nature Dive, Wind Team, não tenho palavras para agradecer. Mais do que marcas são pessoas incríveis, que muito antes de nós criarmos a Oceanum Liberandum, já fazia inúmeras limpezas na praia e debaixo d'água. Estamos aqui para ajudá-los de todas as maneiras possíveis nesta luta pelo planeta.

 

Cerca de 100 voluntários se reuniram neste dia e carregam todo o lixo que os mergulhadores trouxeram do mar. Era algo bonito de se ver, da maneira mais sombria possível. Redes de pesca após garrafa e bota após pneu, havia tudo onde não pertencia, o escuro no azul. Exaustão e roupas sujas não significavam nada diante daquele pedacinho de oceano que estava ficando mais limpo. Não queremos acreditar que o futuro destes animais seja um habitat baseado no lixo, eles merecem mais do que isso.

 

Queríamos que todos os presentes naquele dia saíssem com uma pequena lembrança do que todos nós fizemos juntos e a mensagem por trás disso, protegendo os oceanos. Gentilmente patrocinado pela Seiko juntamento com a PADI, um saco de mergulho contra detritos foi entregue a todos os mergulhadores. Também foram importantes o apoio e prêmios dados pelo FishTank, SDI, Mares, SSI e outros.

 

No final do dia, a missão foi concluída. A proteção do oceano foi falada nos canais de televisão, rádios e jornais portugueses. Os participantes ficaram felizes em participar deste evento e fazer parte da mudança. Quase 3500 kg de lixo que tiramos dele não pertenciam e dezenas de animais foram salvos. Nos dias seguintes, a notícia do que todos nós fizemos naquele dia se espalhou para outros países e diferentes idiomas. Conseguimos um Guinness World Records, mas mais importante do que isso, trabalhamos juntos para um bem maior e um futuro melhor para os oceanos. Juntos somos mais fortes!

Maior Limpeza subaquática do mundo

Parceiros

Centros Mergulho