Escolher o oceano é escolher a terra 

 

Com o tema dos oceanos sempre presente, realiza-se dia 26 de Maio, no CineTeatro Municipal João Mota em Sesimbra, a Conferência "Escolher o Oceano é escolher a Terra". Organizada pela nossa associação, esta é mais uma iniciativa que com o foco de aumentar a consciencialização para a proteção dos oceanos e da vida marinha. Abordando temas como áreas marinhas protegidas, pescas, lixo marinho e reutilização do mesmo, juntamos um leque de ilustres oradores que darão uma visão importante sobre estas áreas. Com o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra, Docapesca, Estação Naútica de Sesimbra e Fundação Oceano Azul, prentedemos oferecer um dia de partilha de conhecimento. Para assistir a esta conferência, basta fazer a inscrição aqui. Esta ação antecipará um fim de semana dedicado ao mergulho e à maior limpeza subaquática, sabe mais aqui

 

Sabe mais sobre alguns dos nossos oradores

Conferência - 26 Maio 2023

Parceiros

Ricardo Serrão Santos

Ricardo Serrão Santos é cientista principal na Universidade dos Açores e um político envolvido na conservação marinha e nas politicas de desenvolvimento sustentável. É doutorado em Biologia Ambiental e Evolucionária pela Universidade de Liverpool e tem realizado investigação sobre biodiversidade marinha e ambientes de mar profundo. É um forte defensor da conservação dos oceanos e de políticas de desenvolvimento sustentáveis e tem trabalhado para promover a cooperação internacional em questões relacionadas com os oceanos.

Serrão Santos também ocupou cargos políticos, incluindo o de deputado ao Parlamento Europeu de 2014 a 2019 e o de Ministro do Mar do Governo português de 2019 a 2022. É Membro Efetivo da Academia de Ciências de Lisboa e Membro Emérito da Academia de Marinha.

 

Tema da intervenção: "Oceano, sociedade e anacronismo cultural"

Francisco Guerreiro

Francisco Guerreiro é eurodeputado pelo grupo dos Verdes/Aliança Livre Europeia (Verdes/ALE) no Parlamento Europeu desde 2019.

 

Em Bruxelas exerce funções como membro nas Comissões dos Orçamentos (BUDGET), das Pescas (PECH), da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (AGRI) e da Comissão de Mercado Interno e Proteção dos Consumidores (IMCO). Foi o 1º vice-presidente da Comissão de AGRI entre junho de 2019 e janeiro de 2022.

Foi membro da extinta Comissão Especial de Inquérito sobre o Transporte de Animais Vivos. Faz parte da Delegação para as Relações com a Península da Coreia e do Japão. Para além disso, é Vice-Presidente do Intergrupo para o Bem-estar e Conservação dos Animais e faz parte do Intergrupo LGBTI. Integra, também, a Aliança das Nações Unidas contra a Fome e a Má Nutrição (FAO), no Parlamento Europeu.

 

Tema da intervenção: "O papel da UE no combate ao lixo marinho"

Sílvia Tavares

Gestora de projetos na Fundação Oceano Azul desde setembro de 2022. O seu foco são as iniciativas de conservação do oceano que protegem, promovem e valorizam o natural capital azul, nomeadamente as relacionadas com áreas marinhas protegidas como o Programa Blue Azores. Tem um mestrado em Ecologia pela Universidade de Coimbra, onde começou a sua carreira em investigação científica. Nos últimos 10 anos tem-se dedicado a partilhar o seu conhecimento e paixão pelo oceano para promover a conservação marinha em comunidades locais. A comunicação de ciência, educação marinha, ciência-cidadã e o envolvimento da comunidade têm sido as suas ferramentas para sensibilizar, incluir as pessoas na gestão das áreas marinhas protegidas e na conservação e restauro de habitats chave como as pradarias marinhas.

 

Tema da intervenção: "Proteger o Capital Natural - A Visão da Fundação Oceano Azul"

Programa Atlantis

 

O Programa Atlantis é um programa de educação ecológica subaquática para jovens, que promove a Literacia do Oceano através da combinação do mergulho livre com educação ecológica e desenvolvimento humano, como método para despertar e enraizar a responsabilidade ambiental e descobrir novas competências pessoais.

Neuza Figueiredo

Neusa Figueiredo é uma investigadora de doutoramento e membro integrado do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) no polo da NOVA School of Science and Technology (MARE-NOVA). Atualmente, NF trabalha como Professora Auxiliar Convidada na FCT NOVA e realiza a sua investigação no MARlab (https://sites.fct.unl.pt/marlab/) (FCT NOVA), onde é co-coordenadora da linha de investigação "Microbiologia Ambiental". NF possui um doutoramento em Farmácia (especialização em Toxicologia) (FFUL, 2016), um mestrado em Bioquímica (FCUL, 2009) e uma licenciatura em Biologia (ISA, 2007). NF participou nos projetos de I&D PAHMIX (PTDC/CTA-AMB/29173/2017), PLASTISPHERE (PT-IL/0001/2019) e PROFLUX (PTDC/MAR/102748/2008). NF foi a investigadora principal do projeto de Mini-Grant MARE intitulado "Como os microplásticos moldam as comunidades microbianas em sistemas aquáticos: implicações na avaliação de riscos ambientais e estratégias de biorremediação", financiado pela FCT (UIDP/04292/2020), e agora é a investigadora principal do projeto PlasticHg: "Efeito dos microplásticos no ciclo biogeoquímico do mercúrio" (2022.04580.PTDC) financiado pela FCT. A especialidade de NF é Toxicologia Ambiental, Poluição da Água e Microbiologia.

Filipe Pedro

Filipe Pedro é trabalhador da Docapesca desde 2008 e atualmente exerce funções como Adjunto da Direção de Inovação e Marketing.

Ao longo deste período, esteve envolvido na conceção e operacionalização de vários projetos de inovação e comunicação da empresa, como é o caso dos projetos “CCL – Comprovativo de Compra em Lota”, a “Campanha da Cavala” ou a “Campanha do Carapau”, ou, no âmbito da sustentabilidade ambiental, o projeto “A Pesca por um Mar Sem Lixo”.