largest Underwater cleanup of the world

 

In September 2022, two world records were set. The largest underwater cleanup in 12 hours now resides in Sesimbra. This achievement was only possible due to the impressive work of the diving centers Haliotis, Cipreia, Nautilus-Sub, MegaDive, Anthia Dive Center, Arrábida Experiences, Odisseia Azul, Nature Dive, and Wind Team. Their work, combined with an avalanche of divers and nearly a hundred volunteers, allowed for the collection of 3500 kg of trash, the release of several species that were trapped in this trash, and, above all, the passing of a message of unity for the oceans.

 

On May 27, the World's Largest Underwater Cleanup returns, this time in 24 hours, with the support of the Municipality of Sesimbra. EDP has once again joined this initiative, which aims to bring everyone together for the protection of the oceans, as the main sponsor. International diving organizations SSI and PADI will provide support, as well as the Ocean Azul Foundation, Project Aware Foundation, Ocean Born Foundation, and Blue Oceans. You can find all the event's partners below.

 

Together, we can change the world. Join us in the second edition of the World's Largest Underwater Cleanup and be part of the change!

 

 

Largest Underwater Cleanup of the world - 27th May 2023

Sponsor

Ricardo Serrão Santos

Ricardo Serrão Santos é cientista principal na Universidade dos Açores e um político envolvido na conservação marinha e nas politicas de desenvolvimento sustentável. É doutorado em Biologia Ambiental e Evolucionária pela Universidade de Liverpool e tem realizado investigação sobre biodiversidade marinha e ambientes de mar profundo. É um forte defensor da conservação dos oceanos e de políticas de desenvolvimento sustentáveis e tem trabalhado para promover a cooperação internacional em questões relacionadas com os oceanos.

Serrão Santos também ocupou cargos políticos, incluindo o de deputado ao Parlamento Europeu de 2014 a 2019 e o de Ministro do Mar do Governo português de 2019 a 2022. É Membro Efetivo da Academia de Ciências de Lisboa e Membro Emérito da Academia de Marinha.

 

Tema da intervenção: "Oceano, sociedade e anacronismo cultural"

Francisco Guerreiro

Francisco Guerreiro é eurodeputado pelo grupo dos Verdes/Aliança Livre Europeia (Verdes/ALE) no Parlamento Europeu desde 2019.

 

Em Bruxelas exerce funções como membro nas Comissões dos Orçamentos (BUDGET), das Pescas (PECH), da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (AGRI) e da Comissão de Mercado Interno e Proteção dos Consumidores (IMCO). Foi o 1º vice-presidente da Comissão de AGRI entre junho de 2019 e janeiro de 2022.

Foi membro da extinta Comissão Especial de Inquérito sobre o Transporte de Animais Vivos. Faz parte da Delegação para as Relações com a Península da Coreia e do Japão. Para além disso, é Vice-Presidente do Intergrupo para o Bem-estar e Conservação dos Animais e faz parte do Intergrupo LGBTI. Integra, também, a Aliança das Nações Unidas contra a Fome e a Má Nutrição (FAO), no Parlamento Europeu.

 

Tema da intervenção: "O papel da UE no combate ao lixo marinho"

Sílvia Tavares

Gestora de projetos na Fundação Oceano Azul desde setembro de 2022. O seu foco são as iniciativas de conservação do oceano que protegem, promovem e valorizam o natural capital azul, nomeadamente as relacionadas com áreas marinhas protegidas como o Programa Blue Azores. Tem um mestrado em Ecologia pela Universidade de Coimbra, onde começou a sua carreira em investigação científica. Nos últimos 10 anos tem-se dedicado a partilhar o seu conhecimento e paixão pelo oceano para promover a conservação marinha em comunidades locais. A comunicação de ciência, educação marinha, ciência-cidadã e o envolvimento da comunidade têm sido as suas ferramentas para sensibilizar, incluir as pessoas na gestão das áreas marinhas protegidas e na conservação e restauro de habitats chave como as pradarias marinhas.

 

Tema da intervenção: "Proteger o Capital Natural - A Visão da Fundação Oceano Azul"

Programa Atlantis

 

O Programa Atlantis é um programa de educação ecológica subaquática para jovens, que promove a Literacia do Oceano através da combinação do mergulho livre com educação ecológica e desenvolvimento humano, como método para despertar e enraizar a responsabilidade ambiental e descobrir novas competências pessoais.

Neuza Figueiredo

Neusa Figueiredo é uma investigadora de doutoramento e membro integrado do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) no polo da NOVA School of Science and Technology (MARE-NOVA). Atualmente, NF trabalha como Professora Auxiliar Convidada na FCT NOVA e realiza a sua investigação no MARlab (https://sites.fct.unl.pt/marlab/) (FCT NOVA), onde é co-coordenadora da linha de investigação "Microbiologia Ambiental". NF possui um doutoramento em Farmácia (especialização em Toxicologia) (FFUL, 2016), um mestrado em Bioquímica (FCUL, 2009) e uma licenciatura em Biologia (ISA, 2007). NF participou nos projetos de I&D PAHMIX (PTDC/CTA-AMB/29173/2017), PLASTISPHERE (PT-IL/0001/2019) e PROFLUX (PTDC/MAR/102748/2008). NF foi a investigadora principal do projeto de Mini-Grant MARE intitulado "Como os microplásticos moldam as comunidades microbianas em sistemas aquáticos: implicações na avaliação de riscos ambientais e estratégias de biorremediação", financiado pela FCT (UIDP/04292/2020), e agora é a investigadora principal do projeto PlasticHg: "Efeito dos microplásticos no ciclo biogeoquímico do mercúrio" (2022.04580.PTDC) financiado pela FCT. A especialidade de NF é Toxicologia Ambiental, Poluição da Água e Microbiologia.

Filipe Pedro

Filipe Pedro é trabalhador da Docapesca desde 2008 e atualmente exerce funções como Adjunto da Direção de Inovação e Marketing.

Ao longo deste período, esteve envolvido na conceção e operacionalização de vários projetos de inovação e comunicação da empresa, como é o caso dos projetos “CCL – Comprovativo de Compra em Lota”, a “Campanha da Cavala” ou a “Campanha do Carapau”, ou, no âmbito da sustentabilidade ambiental, o projeto “A Pesca por um Mar Sem Lixo”.